Diferenças entre o MarKeting Multinível e Pirâmide

Diferenças entre o MarKeting Multinível e Pirâmide

Você está procurando uma oportunidade de marketing multinível (MMN)? Tome cuidado. Pode muito bem ser um negócio confiável de MMN. Ou pode ser um esquema de pirâmide, um golpe ilegal, criado para roubar seu dinheiro. Este artigo explica a diferença entre esquemas de marketing multinível e de pirâmide para que você possa diferenciá-los.

Marketing multinível pode ser uma coisa boa.

Marketing multinível (MMN) é uma proposta de negócio atraente para muitas pessoas. Oferece a oportunidade de participar de um sistema de distribuição de produtos aos consumidores. Ao contrário da pessoa que inicia um negócio do zero, o participante de MMN tem o apoio de uma empresa de venda direta que fornece os produtos e, às vezes, oferece treinamento também.

Como funciona o MMN

Você ganha seu dinheiro como um consultor ou distribuidor de MMN (cada empresa chama de maneira diferente) você vende os produtos para outros participantes de marketing multinível. Se eles ainda não são membros da sua empresa de MMN, você os inscreve.

Além de ganhar dinheiro com suas próprias vendas, você também ganha uma porcentagem da receita gerada pelos distribuidores que você trouxe para o sistema (estes são conhecidos como sua downlines). Muitas vezes há comissão para vender quantidades específicas de produtos ou inscrever um certo número de novos membros; você pode ganhar carros e viagens, além de dinheiro. Parece bom, não é? E fazer parte de um negócio de MMN bem administrado é muito parecido com ser um membro de uma grande família.

Maketing de Rede ou Pirâmide financeira

Infelizmente, nem toda oportunidade de marketing multinível é uma oportunidade de negócio confiável. Muitos esquemas de pirâmide, são fraudes criadas para roubar o ​seu dinheiro.

Como no marketing multinível, os esquemas de pirâmide dependem do recrutamento de pessoas para se tornarem distribuidores de um produto ou serviço. Tal como o MMN, o esquema de pirâmide oferece a oportunidade de ganhar dinheiro inscrevendo mais participantes e através da realização de conquistas.

A grande diferença entre marketing multinível e esquemas de pirâmide é que o MMN é legal no Canadá (e na maioria dos EUA e Paises Europeus. No Brasil as empresas sérias tem o seu cadastro junta a Associação Brasileira de Vendas Diretas ABVD), já os esquemas de pirâmide não são. Participar de um esquema de pirâmide é um crime sob o Código Penal vigente no Brasil

Mas pode ser muito difícil para a pessoa que procura uma oportunidade de negócio saber logo de cara a diferença entre uma oportunidade confiável de MMN e um esquema de pirâmide. Como saber se é uma oportunidade comercial confiável ou uma fraude?

Ao contrário de MMN, esquemas de pirâmide têm apenas um propósito. A grande diferença entre MMN e um esquema de pirâmide está na maneira como o negócio opera. Todo o propósito de um esquema de pirâmide é pegar o seu dinheiro e depois usá-lo para recrutar mais pessoas (distribuidores).

Todo o propósito do MMN é movimentar um determinado produto ou serviço. A teoria por trás do MMN é que quanto maior a rede de distribuidores, mais o produto será  capaz de ser vendido.

Faça agora um teste se ainda tiver dúvida se a oportunidade que você está considerando seja marketing multinível ou um esquema de pirâmide:

Checklist para reconhecer um esquema de pirâmide

  • Você é obrigado a “investir” uma grande quantia de dinheiro nos custos iniciais para se tornar um distribuidor? Esse pedido de investimento pode estar disfarçada como uma cobrança de estoque. Empresas de MMN confiáveis não exigem grandes custos iniciais.
  • Se você tiver que pagar pelo estoque, a empresa comprará de volta os estoques não vendidos? Empresas de MLM  oferecerão e manterão as recompras de estoque em pelo menos 80% do que você pagou.
  • Existe alguma atitude ou atenção prestada a um mercado para o produto ou serviço? O marketing multinível depende de estabelecer um mercado para os produtos da empresa. Se a empresa não parece ter qualquer interesse na demanda dos consumidores por seus produtos, não se inscreva.
  • Há mais ênfase no recrutamento do que na venda do produto ou serviço? Lembre-se, a diferença entre o marketing multinível e um esquema de pirâmide está no foco. O esquema de pirâmide se concentra em lucros rápidos de contratar pessoas e obter seu dinheiro. Se o recrutamento parece ser o foco do plano, corra.

Se você deseja iniciar um negócio em tempo integral ou parcial, há muitas outras ideias de negócios comprovados que são alternativas aos MMN também, Considere todas as oportunidades e tome a melhor decisão para você e para o seu futuro.

Leave a Reply